Especialidades

Cirurgia Geral e aparelho digestivo

Cirurgia Geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.

O que são pedra na vesícula (colelitíase) 

Depósito de substâncias na vesícula biliar, causando desequilíbrio neste pequeno órgão localizado no fígado.

Pedras na vesícula são depósitos de fluidos digestivos.

Os cálculos biliares podem variar em tamanho e número e podem ou não provocar sintomas.

Em geral, pessoas que apresentam sintomas precisam de cirurgia de remoção da vesícula biliar. Os cálculos biliares que não causam sintomas geralmente não precisam de tratamento.

O que são Refluxo Gastroesofágico

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma das mais importantes afecções digestivas tendo em vista a elevada e crescente incidência, a intensidade dos sintomas e a gravidade das complicações. A causa mais comum é a incapacidade do esfíncter esofagiano (válvula muscular que separa o estômago do esôfago) em impedir a volta do conteúdo gástrico, provocando a regurgitação. O conteúdo gástrico é variável, podendo constituir-se de saliva, alimentos ingeridos, líquidos de secreção gástrica e secreções pancreáticas ou biliares.

Os fatores predisponentes são a presença de hérnia do hiato, obesidade, tabagismo, hábitos alimentares inadequados entre outros. O sintoma mais prevalente é a azia (queimação retroesternal – na região do peito que pode subir até a garganta) e outros sintomas presentes são: dificuldade para engolir, náusea, problemas respiratórios ( asma, pneumonia), pigarro, tosse, rouquidão, sinusite, dor torácica não cardíaca (DTNC).

Os sintomas podem ocorrer, principalmente, com a ingestão de certos alimentos (cítricos, condimentados, gordurosos, café), fumo e álcool. O hábito de deitar após as refeições ou comer em excesso também podem desencadear ou piorar os sintomas. É bem estabelecido na literatura que o comportamento alimentar pode exercer um papel importante para amenizar os sintomas do refluxo.

Refluxo não tem cura, mas há duas maneiras tradicionais de controlar os prejuízos: cirurgia para reparação da válvula do esôfago e, o mais comum, medicamentos antiácidos – os inibidores de bomba de prótons. Embora sejam parte de um tratamento seguro e eficaz para a maioria das pessoas, alguns estudos recentes sugerem que o uso prolongado elevaria o risco de anemia, osteoporose, entre outros males.

Fatores de risco:
» Obesidade: os episódios de refluxo tendem a diminuir quando a pessoa emagrece;
» Refeições volumosas antes de deitar;
» Ingestão de alimentos como café, chá preto, chá mate, chocolate, molho de tomate, comidas ácidas, bebidas alcoólicas e gasosas.

Alimentos que devem ser evitados:
» Gordura: frituras, carnes vermelhas, salsicha, lingüiça e bacon, pois o excesso de gordura diminui o esvaziamento gástrico, aumentando a chance de refluxo;
» Cafeína: café, chás e chocolate, pois estimulam a produção de suco gástrico e contribuem para o afrouxamento da válvula do esôfago, favorecendo o refluxo;
» Bebidas alcoólicas: irritam a mucosa gástrica e aumentam o refluxo;
» Bebidas gaseificadas: refrigerantes e água com gás, pois aumentam a pressão dentro do estômago;
» Pimenta: irrita a mucosa gástrica e aumenta a acidez;
» Carboidratos simples: farinha, macarrão e pão, pois diminuem a força do esfíncter que fecha a passagem entre o estômago e o esôfago.

Medidas alimentares e comportamentais:
» Comer pequenas porções a cada 2 ou 3 horas;
» Aumentar o consumo de frutas e legumes;
» Aumentar o consumo de alimentos integrais, ricos em fibras;
» Preferir carnes magras, peixes e leite e derivados desnatados;
» Mastigar bem os alimentos e comer lentamente e em um local tranquilo;
» Evitar beber líquidos durante as refeições;
» Evitar comer de 2 a 3 horas antes de se deitar;
» Evitar deitar ou fazer exercícios logo após as refeições;
» No caso de excesso de peso, deve-se realizar uma dieta equilibrada e hipocalórica que favoreça a perda de peso.

O que são Hérnia de hiato

Condição em que parte do estômago impulsiona o músculo do diafragma.

Na hérnia hiatal, parte do estômago invade a cavidade torácica por meio de uma abertura onde o tubo alimentar (esôfago) liga-se ao estômago.

A hérnia de hiato pode não apresentar sintomas. Em alguns casos, pode estar associada à azia e desconforto abdominal.

A hérnia hiatal pode não exigir tratamento. Alguns casos são tratados com medicamentos e alguns tipos precisam de reparo cirúrgico.

O que são Tratamento Cirúrgico da Obesidade

O tratamento cirúrgico da obesidade (cirurgia bariátrica) é reservado para pacientes com obesidade mórbida, ou seja, com IMC > 35 Kg/m² com alguma comorbidade ou acima de 40 Kg/m² independente da existência de comorbidades.

O que são?

Em breve descrição.

O que são?

Em breve descrição.

Agendamento Online